top of page

Arquitetura Participativa para Empresas


Arquitetura Participativa é isso!

Nós do LAZO Arquitetura e Urbanismo fomos convidados a realizar o projeto de retrofit da VELLO, empresa de logística, de uma forma diferente e mais inclusiva: com todo mundo junto participando, contribuindo, dando idéias! Montamos uma tarde de vivências e oficinas para receber todos os inputs das pessoas que mais conhecem o lugar: os funcionários.

Iniciamos com a dinâmica do “NÓ-HUMANO”, pra quebrar o gelo e também para passar a idéia de time, união. Nesta dinâmica todos ficam presos e "ininhados" uns pelos outros e, por outro lado, são todos responsáveis pelo desenrolar do nó. Todos se ajudaram e no final foi uma alegria só!


A segunda vivência foi "EXPANDINDO OS SENTIDOS". Os participantes se dividem em duplas, um deles recebendo a venda e o outro sendo o anjo-guia. O participante vendado é convidado a experimentar os espaços em que transita todos os dias de uma forma nova, inusitada, estando mais sensível à ruídos, temperatura, texturas e obstáculos do local. Ao final, nos reunímos em círculo para troca de experiências da vivência, sugestões e apontamentos sobre o que melhorar no espaço.

A última vivência foi a "COLAGEM". Cada ambiente recebeu um cartaz colado à parede e os participantes receberam uma caixa com diversas imagens, de cores, objetos, lugares. Eles deveriam colar no cartaz as imagens que julgassem combinar mais. Além disso, havia cartões em branco para idéias livres que surgissem ao longo do processo.


Ao final, obtivemos o nosso "moodboard", ou painel de amostras, dos projetos com base no que foi construído durante esta vivência! Levamos este material para o escritório e desenvolvemos o anteprojeto que, por sinal, está aprovadíssimo! :)


E na sua empresa, que tal construir um projeto coletivamente, com o engajamento de todos os funcionários?


Conta com a gente!

* Filmagem: Beatriz Andrade, estudante de arquitetura

* Edição de vídeo: Raissa Mattoso, arquiteta e sócia do LAZO

* Trilha sonora: Banda Eddie - Bairro Novo/Casa Caiada


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page