Certificação para Edifícios Sustentáveis em Pernambuco
Todo mundo sabe que é urgente uma construção civil que produza edifícios cada vez mais eficientes, econômicos e de baixo impacto ambiental. Mas, é possível medir o nível de sustentabilidade de um projeto ou edifício?
A resposta é sim! Existem certificações, nacionais e internacionais, que regulamentam os níveis de sustentabilidade de um projeto, oferecendo “Selos” para os edifícios que participam do processo. No Brasil, temos o Selo Casa Azul da Caixa, voltado para habitação social e o PBE Edifica, do Procel, que mede a Eficiência Energética de uma edificação.
A nível internacional, as principais certificações são o americano LEED, regulado pela Green Building Council; e o francês Aqua HQE – Haute Qualité Enviromentale. Ambos com atuação em diversos países, inclusive no Brasil.
A certificação internacional mais requerida no Brasil é a LEED, tendo edifícios certificados em quase todos os estados, exceto o Tocantins. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as que mais concentram construções sustentáveis com certificação LEED no Brasil. Na capital paulista 9,5% dos projetos viabilizados contemplam os conceitos de prédios verdes. No Rio, são 7%. Nos últimos anos este mercado vem ganhando relevância também no Nordeste, sendo Pernambuco o terceiro estado com mais requisições para certificação LEED, totalizando 18, ficando atrás apenas de São Paulo, com 74, e Rio de Janeiro, com 29.
As certificações são uma forma de impulsionar e incentivar que cada vez mais o mercado imobiliário busque a eficiência e sustentabilidade, oferecendo economia para o consumidor final e menor impacto ao meio-ambiente. Importante também salientar que o Selo LEED incentiva fortemente medidas de Retrofit de edifícios existentes, históricos e em zonas centrais, já prevendo alta pontuação para estes casos, como forma de evitar as demolições e incentivar a reocupação dos centros urbanos, onde já existe oferta de serviços públicos, como saneamento e mobilidade urbana.
Tem interesse em um projeto certificável? Fala com a gente!

*Fonte dos dados: http://www.cimentoitambe.com.br/brasil-construcoes-sustentaveis/