CAFÉ MOVA #1 - Angela Andrade
CAFÉ MOVA #1
“Ultrapassando os limites da acessibilidade física” – Manuel Aguiar
#cafémova é o nome que demos aos encontros que teremos com pessoas que não conhecemos para bater um papo sobre desenho universal no ambiente construído, contribuindo para o projeto da CASA MOVA, casa acessível que será exposta durante o primeiro evento de mobilidade e acessibilidade do Nordeste, a Mobility Show Recife.
---
Angela Andrade, 63 anos, economista aposentada, Pernambucana nascida em Gravatá. Veio morar no Recife aos 8 anos junto com os irmãos para estudar em um dos melhores colégios da cidade. Aprecia um bom café e gosta de ler clássicos como Gabriel García Márquez e outros autores hispânicos.

Na foto, da esquerda para direita: Tâmara Maysa, Raissa Mattoso, arquitetas do LAZO; Ângela Andrade e seu filho Rubens, na casa da anfitriã.
Independente, receptiva e doce, Ângela conta que precisou transformar sua rotina há 20 anos, quando teve parte dos movimentos do corpo e cognição comprometidos por um acidente vascular cerebral. “A vida me pegou, mas depois eu peguei a vida”, disse ela em referência aos processos deste incidente.
Levou três anos até que ela reaprendesse movimentos que antes eram rotineiros. Lembra-se de que seus filhos foram a maior força para que incorporasse um novo modo de viver. Para além de ambientes fechados e locais públicos, Angela nos chama a atenção para soluções simples e eficazes em serviços preparados para receber todas as pessoas em diferentes condições físicas e econômicas.
Nessa breve visita, conhecemos a casa e alguns dos hábitos dessa mulher elegante, assim como a decoração clássica com toques retrô que escolheu para seu apartamento, na Zona Sul do Recife.
Na questão da acessibilidade, percebemos que os armários mais altos da cozinha e o cabideiro do guarda-roupa, assim como o banheiro social são inacessíveis pra ela. Vimos que pelos cômodos da sala, varanda e suíte, Angela circula com autonomia. Seu desejo é conseguir ter acesso à todos os locais de sua casa.
Ao final do encontro, Angela nos lembrou da importância de aproveitar a juventude, pois com o passar dos anos a vida vai ficando cada vez mais difícil, porém, não menos feliz!
Estamos muito gratas pela receptividade, Angela. Foi maravilhoso te conhecer! Abraços de Rai, Tâm e Lipe.
Site da Mobility Nordeste: http://www.mobilityshow.com.br/2017/index.php/mobility-nordeste