lazo@lazoarquitetura.com

81 3038 3525 / 81 99483 6677

[lazo]marca_type1.png

Rua Marquês do Herval, 167, sl. 1201

Centro, Recife-PE

Please reload

Posts Recentes

Afinal, o que é Design Universal?

October 3, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

CAFÉ MOVA #1 - Angela Andrade

September 6, 2017

CAFÉ MOVA #1

 

“Ultrapassando os limites da acessibilidade física” – Manuel Aguiar

 

#cafémova é o nome que demos aos encontros que teremos com pessoas que não conhecemos para bater um papo sobre desenho universal no ambiente construído, contribuindo para o projeto da CASA MOVA, casa acessível que será exposta durante o primeiro evento de mobilidade e acessibilidade do Nordeste, a Mobility Show Recife.

 

---

Angela Andrade, 63 anos, economista aposentada, Pernambucana nascida em Gravatá. Veio morar no Recife aos 8 anos junto com os irmãos para estudar em um dos melhores colégios da cidade. Aprecia um bom café e gosta de ler clássicos como Gabriel García Márquez e outros autores hispânicos.

Na foto, da esquerda para direita: Tâmara Maysa, Raissa Mattoso, arquitetas do LAZO; Ângela Andrade e seu filho Rubens, na casa da anfitriã.

 

Independente, receptiva e doce, Ângela conta que precisou transformar sua rotina há 20 anos, quando teve parte dos movimentos do corpo e cognição comprometidos por um acidente vascular cerebral. “A vida me pegou, mas depois eu peguei a vida”, disse ela em referência aos processos deste incidente. 

 

Levou três anos até que ela reaprendesse movimentos que antes eram rotineiros. Lembra-se de que seus filhos foram a maior força para que incorporasse um novo modo de viver. Para além de ambientes fechados e locais públicos, Angela nos chama a atenção para soluções simples e eficazes em serviços preparados para receber todas as pessoas em diferentes condições físicas e econômicas.

 

Nessa breve visita, conhecemos a casa e alguns dos hábitos dessa mulher elegante, assim como a decoração clássica com toques retrô que escolheu para seu apartamento, na Zona Sul do Recife.

 

Na questão da acessibilidade, percebemos que os armários mais altos da cozinha e o cabideiro do guarda-roupa, assim como o banheiro social são inacessíveis pra ela. Vimos que pelos cômodos da sala, varanda e suíte, Angela circula com autonomia. Seu desejo é conseguir ter acesso à todos os locais de sua casa.

 

Ao final do encontro, Angela nos lembrou da importância de aproveitar a juventude, pois com o passar dos anos a vida vai ficando cada vez mais difícil, porém, não menos feliz!

 

Estamos muito gratas pela receptividade, Angela. Foi maravilhoso te conhecer! Abraços de Rai, Tâm e Lipe.

 

 

Site da Mobility Nordeste: http://www.mobilityshow.com.br/2017/index.php/mobility-nordeste

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square